O drywall é um sistema de construção a seco, que usa água em quantidades mínimas. Ele foi criado em 1898, revolucionando o setor da construção civil. Desde então, essas chapas têm evoluído muito e hoje são uma solução inteligente e prática para diversos tipos de construções.

O termo “drywall” refere-se a um tipo de mistura produzida com gesso, aditivos e pouca água, que preenchem duas lâminas de papel acartonado, de modo a formar placas fabricadas industrialmente e que podem ser usadas em paredes, tetos e forros.

Vantagens de usar drywall
A chapa de drywall possui inúmeras vantagens e, por isso, tem tornado-se uma das técnicas mais comuns de construção seca. A primeira vantagem está ligada, justamente, à técnica construtiva.

Como as chapas de drywall são itens industrializados, dispensam o uso de materiais de construção, como argamassa, cimento e concreto, geram menos resíduos e tornam a obra mais limpa e sustentável, além de permitirem uma instalação mais simples e rápida.

Além disso, no caso da parede de drywall, outro ponto de destaque é a sua espessura, que é menor, ajudando a otimizar espaço e sendo excelente para ambientes compactos.

O fato de ser uma construção leve proporciona ainda economia em outros processos construtivos, como a fundação, que não precisa ser tão reforçada, e a pintura, que dispensa o processo de preparação para deixar as paredes mais lisas.

Em relação ao acabamento, a placa de drywall também tem algumas vantagens, já que permite pinturas e formatos criativos, que favorecem a decoração. A construção mais otimizada é outro ponto de destaque, necessitando de menos mão de obra e reduzindo o desperdício de materiais.

O drywall é versátil, uma vez que existe a possibilidade de criar divisória de drywall, teto de drywall, parede de drywall e muitas outras aplicações. Devido à sua constituição, também facilita o processo de passagem de fios e dutos hidráulicos.

Por fim, vale destacar os isolamentos térmico e acústico oferecidos pelo drywall, que se devem ao fato de as placas acartonadas e os perfis para drywall serem preenchidos com lã mineral.

Também existem linhas específicas voltadas para diferentes tipos de situação e você pode conferir os índices termoacústicos dos diferentes tipos de chapas nas tabelas de desempenho de cada produto.

Quando é preciso realizar alguma manutenção, esse sistema construtivo também oferece vantagens, já que não exige tanta quebradeira, como pode ocorrer com a alvenaria, por exemplo.

Tipos de chapa de drywall
Para atingir todos os benefícios oferecidos, no entanto, é importante escolher corretamente o tipo de drywall. A chapa branca (standard), por exemplo, é a padrão, usada em forros e paredes de ambientes secos.

A chapa rosa (RF), por sua vez, é resistente a fogo e calor, devido à presença da fibra de vidro na sua composição. Ela é comumente utilizada em bancadas para cooktops.

Por fim, a placa verde (RU) é indicada para áreas úmidas. O gesso que compõe essa placa é misturado com aditivos fungicidas e silicone, tornando-a ideal para banheiros, lavanderias e cozinhas.

De forma geral, todos os tipos são compostos com perfis e suportes para drywall e fitas e massas para drywall. O perfil guia é a estrutura de sustentação horizontal, enquanto o perfil montante é a estrutura de sustentação vertical.

Há ainda a fita para reforço na junção das peças, a massa para dar acabamento e uniformizar as divisas entre os painéis e a lã mineral no meio, que otimiza o isolamento termoacústico.

Quanto custa placa de drywall
Para calcular o preço do drywall, é preciso considerar o metro quadrado, que impacta diretamente no tempo de execução do serviço e no volume de mão de obra. Além disso, analise também o desperdício de materiais – uma equipe eficiente e acostumada a trabalhar com a técnica desperdiçará menos produtos, por exemplo.

De maneira geral, o preço médio varia de R$ 20,00 a R$ 50,00 por metro quadrado, sem considerar a mão de obra de instalação.

Lembre-se que, caso você queira usar essa técnica, é interessante ainda investir em acessórios para drywall, como é o caso da parafusadeira para drywall, da bucha para drywall e da porta para drywall.

Gostou de saber mais sobre essa técnica construtiva? Encontre tudo o que precisa para suas paredes, tetos e divisórias de drywall na Leroy Merlin, com os melhores preços!

Produtos para compor o seu projeto de Drywall

Ferramentas e Ferragens para a instalação de Drywall

Outros produtos para o seu projeto de Drywall

Decore sua parede de Drywall

Passo a passo para montar seu projeto de drywall