Cada vez mais popular, o steel frame é um jeito moderno de construir sem utilizar tijolos, cimento e concreto na montagem das paredes. Também conhecido como “light steel frame” ou “construção seca”, o método permite uma construção resistente, sustentável e rápida.


Vantagens de usar steel frame
Sobram argumentos positivos quando o assunto é o steel frame. Indicado para construções de até quatro andares, o sistema demanda materiais de construção leves e permite construir em uma velocidade impressionante. Dentre estes materiais de construção, estão o aço galvanizado e o gesso acartonado.

Além do ganho de tempo, o steel frame é sustentável e também oferece benefícios ao meio ambiente. Isso porque a construção seca, como o próprio nome indica, não utiliza água e gera poucos resíduos, portanto há menos descarte de entulho em comparação com as construções convencionais.

Outras vantagens são o isolamento acústico e o conforto térmico, garantidos pelo uso de recheios de lã mineral ou PET na estrutura de steel frame. Por não demandar tijolos ou concreto, este método também proporciona manutenção prática e rápida, especialmente nos sistemas hidráulico e elétrico.

O bom custo-benefício também chama atenção. Como os produtos são leves, é exigido menos investimento na fundação, por isso o preço do steel frame é mais acessível e convidativo, quando comparado com outros métodos.

Mesmo levando materiais leves, é importante destacar a durabilidade e resistência das casas em steel frame. Não à toa, esse tipo de construção é indicada para lugares que costumam sofrer com abalos sísmicos e ventos fortes.

A vida útil da construção seca impressiona, já que pode chegar a 400 anos. Uma das principais vantagens é que quase não aparecem rachaduras no steel frame, por ser composto por placas inteiriças; mas, caso haja imperfeições, podem ser facilmente reparadas.


Componentes da construção steel frame
Há vários tipos de estrutura de steel frame para construção, que se diferem de acordo com a finalidade. Para garantir a eficiência da construção, é preciso ter em mente que o fechamento acontece por etapas e utilizando diferentes materiais.

No caso do fechamento externo, utilizam-se perfis de aço galvanizado na criação de painéis estruturais e não estruturais e das vigas secundárias. Além disso, a parte externa conta também com painel estrutural de OSB, formado por chapas de OSB, isolante termo-acústico e placa cimentícia, seguida do acabamento.

O fechamento interno, que inclui o telhado de steel frame, também utiliza perfis de aço galvanizado, que é um material altamente resistente à corrosão, e isolante termo-acústico. Placas de drywall, ou gesso acartonado, e revestimentos de cerâmica e pintura fazem o acabamento.

Como o steel frame é uma estrutura leve, a fundação, normalmente, é do tipo radier e sobre ela é montado o esqueleto da construção. Quanto às instalações elétrica e hidráulica, no projeto em steel frame, são as mesmas utilizadas em construções convencionais.

Gostou das dicas? Encontre tudo o que você precisa para seu projeto de steel frame, com o melhor preço, na Dry System!

 

Produtos para compor o seu projeto de Steel Frame

Produtos para o Sistema Elétrico e Hidráulico